
Durante uma caminhada pelas montanhas da fronteira entre a República Tcheca e a Polônia, dois homens se surpreenderam ao se depararem com um achado arqueológico. Enterrado em uma mala metálica, o tesouro descoberto contém moedas de ouro e diversos objetos de metal, com valor estimado em até US$1 milhão, o equivalente a cerca de R$5 milhões.
A descoberta ocorreu em fevereiro deste ano na região das Montanhas Krkonoše. O achado chamou a atenção após os homens perceberem uma lata de alumínio incomum parcialmente exposta no solo. Ao investigarem o objeto, encontraram o conteúdo escondido, que pesa aproximadamente 10 quilos. Todo o material foi entregue ao Museu da Boêmia Oriental, na cidade de Hradec Králové, na República Tcheca.
- Conteúdos relacionados:
- Tesouros anglo-saxões de mil anos são achados na Inglaterra
- Vulcão mais antigo do mundo está localizado no Pará
- Parte de arma de bronze do século 8 achada na Rússia
- Moedas de diversos países e séculos
Segundo informações da Rádio Praga Internacional, as moedas estavam agrupadas em ‘montinhos’, envoltas em um tecido preto. Elas foram cunhadas entre 1790 e 1918 em países como França, Bélgica, Itália, Romênia, Rússia e Turquia. Algumas peças também trazem marcas que indicam reimpressão em território da antiga Iugoslávia, conforme reportou o site Artnet.
Além das moedas, a maleta continha caixas de cigarro, pulseiras, uma bolsa metálica, uma corrente com chave, um estojo para pó compacto, um pente e outros pequenos objetos. Os metais utilizados ainda não foram identificados. Quer mais?
Fonte: dol.com.br
Nosso Whatsapp
Clique aqui


