Salinas vai receber o Painel de Bandas da Funarte
A Fundação Carlos Gomes (FCG), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), realizam de 16 a 18 de novembro, em Salinópolis, no nordeste paraense, o Painel Funarte para Bandas de Música. Ao todo, 352 estudantes de música participarão de oficinas de capacitação para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão. Muitos integram as tradicionais bandas de música da região nordeste do Estado.
As aulas serão ministradas na Escola Municipal Cecília de Nazaré da Fonseca, localizada próximo ao Quartel dos Bombeiros, por professores com grande experiência e atuação musical em Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte. Os participantes vão poder aprimorar os conhecimentos no instrumento que tocam e também em disciplinas como prática de conjunto, música de câmara, percepção musical, arranjos e regência, bem como receber orientações em manutenção básica e reparo de instrumentos.
As oficinas do Painel Funarte de Bandas de Música – 2018 são as seguintes: Flauta, Oboé, Fagote, Clarineta, Flauta Doce, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Bombardino/Tuba, Percussão, Regência de Bandas, Arranjos, Instrumentação (técnicas de escolha de instrumentos em arranjos e composições) e ainda Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro. Cada curso têm carga horária de 21h e os participantes recebem certificados da Funarte.
Os concertos de encerramento do Painel de Bandas em Salinas serão no sábado à noite (17) e no domingo pela manhã (18), com apresentações musicais dos alunos e professores que participaram das oficinas.
Os professores que ministrarão as aulas em Salinópolis serão: Eduardo Monteiro (RJ), Luis Balieiro (PA), Cristiano Alves (RJ), Enokleson Bezerra (PA), Elizeu Cordeiro (PA) , Darrin C. Milling (SP), Fernando Deddos (RN), Marcos Matos (PA), Dario Sotelo (SP), Marcelo Jardim (RJ), Paulo Aragão (RJ), Natanael dos Santos (PA).
Painel de Bandas – Principal evento de capacitação voltado para bandas de música, criado pela Funarte, em 1976, para atuar em prol do desenvolvimento das bandas de música no Brasil, apoiando, estimulando e preservando a rica tradição dessa linguagem musical. O trabalho já foi realizado em vários municípios paraenses como Salvaterra, Vigia, Pontas de Pedras, Bragança, Castanhal e Paragominas.
Texto: Rosa Cardoso/Governo do Estado
Nosso Whatsapp
Clique aqui