
Rodando com Carimb: itinerância cultural pelos municípios da região
A partir de maio, o projeto Rodando com Carimb inicia sua segunda fase de circulação pelo interior do Pará. Com atividades abertas ao público, a itinerância tem como objetivo fortalecer o carimbó como patrimônio cultural em seis municípios da região.
Compositor, percussionista, artesão e educador, Mestre Thomaz Cruz, guardião do grupo de carimbó Os Africanos de Icoaraci, é o protagonista desta iniciativa. As atividades, que contarão com a presença do Mestre Thomaz Cruz, terão início nesta quinta-feira e passarão por Mosqueiro, Santa Bárbara, Icoaraci, Ananindeua, Quilombo do Abacatal, Salvaterra, Quilombo Bairro Alto e Soure.
- Proposto pela produtora Jambum e realizado através do programa Rouanet Norte, o projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Caixa e Correios.
Mestre Thomaz Cruz: o guardião do carimbó e sua trajetória
Nascido e criado no distrito de Icoaraci, a cerca de 20 km do centro de Belém, Mestre Thomaz teve seu primeiro contato com os tambores aos oito anos, acompanhando o pai percussionista e a mãe bailarina nas rodas pelas periferias da capital paraense. Com mais de 30 anos de carreira dedicados à tradição do carimbó, seu estilo é marcado por grandes tambores escavados no tronco da árvore e pele de couro de boi.
Fonte: g1.globo.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui


