Prefeitura de Pirabas realiza com sucesso o 107ª Festividade Afrorreligiosa do Rei Sabá
Neste ultimo final de Semana, 19 e 20 de janeiro, o município de São João de Pirabas se dedicou as homenagens ao Místico Rei Sabá, com dois dias de programação alusiva a 107ª edição da festividade Afrorreligiosa que movimentou a cidade e a encantada ilha da Fortaleza, onde a pedra do Rei Sabá e as estátuas que simbolizam as entidades da umbanda e pajelança cabocla.
A prefeitura de São João de Pirabas, sob a administração prefeito Tonhão, neste ano deu o total apoio ao evento e na restauração e substituição das imagens que formam o complexo místico da praia do castelo, local de beleza exuberante de frente para o oceano atlântico.
As manifestações começaram no final da tarde de sábado (19), com a procissão dos pais e filhos de santo, que levam num barquinho a imagem de São Sebastião, que na umbanda é Oxóssi, finalizando com a missa ecumênica na igreja matriz. Após a missa, os adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana prestigiaram a roda de tambores, no complexo cultural Maria pajé, na orla da cidade.
No domingo(20), dia alusivo ao Rei Sabá, os umbandistas se concentraram na Praia do Castelo, onde as homenagens Afrorreligiosas se intensificam no complexo místico, enquanto no barracão aconteceram as apresentações culturais, entre elas Djs Locais, do Grupo de Carimbó Raízes Coremar e da Banda Skema 3, além de um torneio de Futebol em uma arena montada na praia além de uma corrida que foi incluída pela prefeitura na programação para a diversão de centenas de visitantes que foram prestigiar o evento.
A 107ª festividade Afrorreligiosa do Rei Sabá foi uma realização da Prefeitura Municipal de São João de Pirabas, Coordenação da União Religiosas dos Cultos Afro Umbandistas do Brasil – URCAB e das Secretarias municipais integradas, com a organização Mãe Rita e Sinval.
Da Redação: INFORME SALINAS, com base Blog Paulinho Pinheiro
Fotos: Kleydson Oliveira e Wallace Lopes
VEJA MAIS FOTOS ABAIXO:
Nosso Whatsapp
Clique aqui