
O preço da maioria do pescado consumido e comercializado nos mercados de Belém apresentou queda entre os meses de maio e junho deste ano. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon).
O balanço comparativo de preços entre maio e junho mostra que as maiores quedas foram observadas em diversas espécies, como tainha, curimat, bagre, corvina dourada, pescada branca, pescada amarela, pratiqueira, filhote e tambaqui. Outras espécies analisadas também apresentaram redução de preço, como arraia, gurijuba, camurim e sarda.
- Tainha: queda de 10%
- Curimat: queda de 8%
- Bagre: queda de 5%
De acordo com o Dieese, os preços do pescado são influenciados por diversos fatores, incluindo sazonalidade, espécie e oferta e demanda. O paraense se destaca nacionalmente pelo alto consumo de pescado, que chega a ser quase quatro vezes maior que a média brasileira, em torno de 14kg por habitante ao ano. Entre maio e junho, algumas espécies pesquisadas apresentaram aumento de preço, como tucunar, Xaréu, cação e surubim.
Fonte: dol.com.br
Nosso Whatsapp
Clique aqui


