
Reconhecimento destaca a importância cultural do ritmo paraense já patrimônio do Pará e projeta o brega internacionalmente como símbolo da identidade local. Cidade de Belém, capital do Pará, conquistou nesta sexta-feira o título de Capital Mundial do Brega concedido pela Organização Mundial das Nações Unidas para o Turismo (ONU Turismo). O anúncio foi feito durante a reunião do Conselho Executivo da entidade em Sevilha, na Espanha, presidida pelo ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino.
A honraria internacional celebra a riqueza cultural e a força popular do brega paraense, ritmo já reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará desde. Títulos como este reforçam a vocação do estado para a atividade turística e confirmam o sentimento de orgulho que nós paraenses sentimos em relação à nossa riqueza cultural, afirmou Sabino direto da Espanha. Segundo o ministro, o reconhecimento destaca o papel central do brega na identidade cultural de Belém e projeta o ritmo internacionalmente.
- O brega paraense evoluiu ao longo das décadas incorporando batidas eletrônicas, influências caribenhas e experimentações sonoras.
- Nomes como Ted Max, Pinduca, Wanderley Andrade, Joelma, Gaby Amarantos, Ximbinha, Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro ajudaram a levar o ritmo para além das fronteiras do Pará.
Fonte: g1.globo.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui


