home NOTICIA GERAL-01 713 views # Notícia Turismo

Governo do Pará garante muro de arrimo e urbanização da orla da Avenida Beira Mar, em Salinópolis

Famoso por suas lindas praias de águas salgadas, o município de Salinópolis, nordeste paraense, ganhará urbanização da orla e muro de arrimo na Avenida Beira Mar, investimento realizado pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop). A ordem de serviço da obra foi assinada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, que cumpriu agenda no município no final da tarde deste sábado (22). 

“A obra vai começar na prainha, antes do mangue e vai até o Hotel Salinópolis. Nós vamos reurbanizar toda essa região e fazer um muro de arrimo em toda essa localidade para evitar a erosão. A intenção é que possamos fazer desse equipamento, somado a orla do Maçarico, um novo ponto de encontro para cidade de Salinas. Nosso objetivo aqui é potencializar o turismo, gerando emprego e renda na região “, disse o governador Helder Barbalho.  

Governador assina os Implantação de sinalização viária em SalinópolisFoto: Marco Santos / Ag.ParaDurante a agenda, o chefe do Executivo Estadual adiantou que o aeroporto da cidade deve ser inaugurado no dia 10 de julho e que o Estado também trabalha na recuperação da orla do Maçarico. Helder Barbalho também destacou reforço no sistema de abastecimento de água da cidade, padronização das barracas da Praia do Atalaia, e investimentos do Estado no hospital municipal. 

Aguardada há muitos anos, a urbanização da orla Beira Mar é motivo de alegria para muitos moradores da cidade, como a vendedora Rosineide Silva, de 43 anos, que trabalha há oito anos às margens da Praia do Maçarico, local muito visitado por turistas do Brasil e do Mundo. 

Foto: Marco Santos / Ag.Para“Estou muito feliz porque finalmente vai sair a construção da orla muito aguardada por todos nós. Há muitos anos nos estávamos esperando isso, eu vi o projeto , ficou lindo, então fico feliz porque vai trazer muitos turistas para Salinas , vai desenvolver a cidade e beneficiar os moradores, como todo o Pará também. Quero agradecer ao governador Helder Barbalho pela obra e por lembrar de Salinas”, disse a trabalhadora. 

Executada pela Sedop, as futuras obras tem como objetivo garantir mais segurança e infraestrutura ao município, potencializando o turismo e o comércio local. A expectativa é que os trabalhos comecem imediatamente após o ato de assinatura da ordem de serviço, com prazo de execução de 18 meses.  No total, o Estado investiu mais de R$ 56 milhões na urbanização do espaço, com recursos do tesouro estadual.  A obra contempla quiosques, praça e calçadão. 

Foto: Marco Santos / Ag.Para

“Essa obra, acima de tudo, representa a preservação da vida . Esse trecho de rua que esta em risco de colapso e desabamento por conta dos desmoronamentos, e aqui já haviam espaços de contemplação. Então, diante da necessidade e dificuldade que a prefeitura tinha em resolucionar o problema, o governador Helder Barbalho nos designou para encontrar a solução de forma definitiva. Nós vamos revitalizar e urbanizar a orla, criar uma nova pracinhas e espaços que vão de acordo com que o município pede, principalmente para desenvolver o turismo”, frisou o titular da Sedop, Ruy Cabral.
 
Turismo – O município de Salinópolis fica a cerca de 220 quilômetros de Belém, na região nordeste do Estado. Mais conhecida como Salinas, é o destino de veraneio favorito dos belenenses – em feriados e meses de férias as rodovias de acesso chegavam a ficar congestionadas, antes da pandemia de Covid-19. Por lá, hotéis, pousadas e bares concentram-se na orla central e na Praia do Atalaia, a mais frequentada do local. A grande vocação do município é o turismo. 

Governador assina Ordem de Serviço de Construção de Muro de Arrimo e Urbanização da Orla na Av. Beira MarFoto: Marco Santos / Ag.ParaParticiparam da agenda em Salinópolis, a deputada estadual , Paula Gomes vice-prefeita, Denise Monteiro, titular da Setur André Dias, diretor técnico operacional do Detran, Bento Andrade, engenheira da Sedop, Cristina Vieira,  além de vereadores municipais, prefeitos da região, e autoridades locais.

Por Bruno Magno (CPH)
713 viewsPublicado por: Kleydson Oliveira | em: 22/05/2021
COMENTE:
previous arrow
next arrow
Slider