COP 30 em Belém: quais os principais pontos de debate na Conferência do Clima?

A dias do evento, o Brasil busca se consolidar como protagonista no debate global sobre meio ambiente e encara o desafio de articular um financiamento climático na cifra de US trilhões por ano. O Mercado do Ver-O-Peso, cartão-postal de Belém, passa por reformas para receber a COP.
A dias para a COP na Amazônia, a primeira edição do evento a ser realizada no Brasil, o O Globo traz nesta quinta-feira as questões-chave que devem orientar o debate no principal evento da ONU sobre crise climática global. Para entender o panorama da COP e o papel do Brasil no evento global, o jornal conversou com a pesquisadora Brenda Brito da ONG Imazon, que atua na proposição de soluções para o desenvolvimento sustentável da região.
- Brenda Brito destaca que a implementação das estratégias do Acordo de Paris, firmado em 2015, é indispensável para conter o aquecimento global abaixo de 2°C até o final do século.
- O desafio de ampliar os investimentos em preservação ambiental nos países em desenvolvimento é complexo, visando alcançar a cifra de US trilhões por ano.
- Os desafios geopolíticos, como a saída dos Estados Unidos de parte dos compromissos internacionais sobre meio ambiente e a guerra na Ucrânia, são apontados como obstáculos importantes nesse processo.
Fonte: g1.globo.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui


