Com ajustes nas férias por causa da COP 30, estudantes voltam às aulas na Grande Belém

Estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares de Belém, Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana, voltaram às aulas nesta segunda-feira. O calendário de férias de julho foi ajustado por causa da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) em novembro na capital paraense. São mais de mil estudantes na rede estadual em Belém, Ananindeua e Marituba que começaram as férias em 1º de junho. Eles terão outro período de férias entre 6 e 21 de novembro, estabelecido em decreto estadual.
Na manhã desta segunda-feira, o movimento foi tranquilo entre os estudantes na escola Ulisses Guimarães. O colégio é uma das unidades de ensino estaduais que serão usadas como hospedagens durante a COP. As escolas estão passando por obras para receber o público em novembro. A expectativa é que a capital receba mil pessoas durante a COP, o que deve movimentar diferentes setores e intensificar o fluxo de veículos nas ruas. Além de estabelecer férias escolares durante a COP, o decreto estadual proibiu que servidores estaduais e militares tenham férias durante a conferência.
A COP também alterou as datas da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas três cidades da região metropolitana. Em Belém, Ananindeua e Marituba, as provas serão aplicadas em 21 de novembro e 5 de dezembro. Nas demais cidades do Pará, a data segue o mesmo calendário nacional. O ano letivo na rede estadual do Pará começou em janeiro para os cerca de mil alunos e terá ajustes devido às alterações. Em 6 de novembro, quando grande parte do público da COP estiver na cidade, as escolas estarão em recesso.
Fonte: g1.globo.com
Nosso Whatsapp
Clique aqui


