home Destaque Topo 838 views # Carnaval 2017

Carnaval com chuva e maré alta nas principais praias do Estado

As marés em Salinópolis vão alcançar entre 4,5m e 5,1m e os patamares mais altos serão observados de domingo até terça-feira

Foi dada a largada do feriado prolongado de carnaval. E quem escolher as principais praias do estado pode ir se preparando pra curtir a folia por baixo de muita água: ou da chuva, ou da maré alta. É o que prevê a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) que divulgou, nesta quinta-feira (23), por meio da diretoria de Meteorologia e Hidrologia e secretaria adjunta de Gestão e Recursos Hídricos, a previsão do tempo, a altura das marés e a qualidade das águas de 10 praias paraenses, no período carnavalesco.

Na análise das condições atmosféricas para os cinco dias de carnaval, de sexta-feira (24) até terça-feira (28), a Semas prevê que o tempo estará com o céu nublado a encoberto com possibilidades de chuvas pela manhã nas regiões sudoeste, sudeste e Baixo-Amazonas/Calha Norte, na maioria dos dias. No período da tarde as condições favoráveis à ocorrência de chuva se intensificam – podendo vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento -, com possibilidades de perdurar no período da noite, com temperaturas variando de 22°C a 31°C.

Nas regiões do Marajó, nordeste, litoral do estado e metropolitana de Belém, onde estão os principais balneários do Pará, o céu terá predomínio de sol entre nuvens pela manhã, com possibilidade de chuva leve. À tarde e à noite estão previstas pancadas de chuvas e trovoadas, de curta duração, principalmente entre domingo e segunda-feira. As temperaturas ficarão entre 21°C e 31°C.

Metropolitana – Na RMB, na sexta-feira, haverá sol entre nuvens, pancada de chuva à tarde e chuva fraca à noite. No sábado (25), o tempo será de parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuva com trovoadas à tarde e mais chuva à noite. As temperaturas ficarão com máxima de 30°C e mínima de 22°C.

No domingo, a nebulosidade aumentará ao longo do dia. Previsão de chuva com trovoadas à tarde e à noite e temperaturas do ar variando com máxima de 30°C e mínima de 21°C. A segunda-feira será de pancada de chuva com trovoadas à tarde e chuva fraca à noite. A previsão é de céu com sol entre nuvens pela manhã na terça-feira, com chuva rápida à tarde. Temperaturas máxima de 30°C e mínima de 23°C.

Maré cheia – A tábua das marés aponta que em Belém as marés atingirão alturas entre 3m e 3,5m (este ponto máximo nos dias 26 e 28). De acordo com o diretor de Hidrologia e Meteorologia da Semas, Antônio Sousa, esses valores, se associados à ocorrência de chuvas intensas no mesmo período, podem provocar alagamentos nas áreas mais baixas da cidade. “É o caso do Ver-o-Peso e o canal da Doca”, alerta.

Salgado – No município de Salinópolis, na manhã de sexta-feira, o céu ficará com sol entre nuvens e pancada de chuva com trovoadas à tarde e chuva fraca à noite, com temperatura máxima de 30°C e mínima de 22°C. No sábado, também chove à tarde e à noite. O domingo também é de chuva nos mesmos períodos do dia.

Já na segunda-feira (27), a temperatura do ar deve chegar aos 31°C, com mínima de 22°C. Haverá chuva com trovoadas à tarde e à noite. Na terça-feira chove rápido à tarde. As marés em Salinópolis vão alcançar entre 4,5m e 5,1m e os patamares mais altos serão observados de domingo até terça-feira.

Ilha de Mosqueiro – A sexta-feira é de sol entre nuvens pela manhã e pancada de chuva com trovoadas à tarde e chuva fraca à noite. Temperaturas variando de 30°C a 22°C. No sábado, há previsão de chuva com trovoadas à tarde e mais chuva à noite. A temperatura máxima pode chegar aos 30°C. O domingo apresentará céu com sol entre nuvens aumentando ao logo do dia e, novamente, chuva com trovoadas à tarde e à noite. Temperaturas do ar com máxima de 30°C e mínima de 21°C. Segunda-feira de chuva com trovoadas à tarde e chove fraco à noite. Na terça-feira chove rápido à tarde.

Os níveis das marés em Mosqueiro ficarão entre 3,1m e 3,6m de altura. O ponto mais alto será alcançado no domingo e na segunda-feira.

Balneabilidade – O primeiro boletim de análise e divulgação da balneabilidade de praias da região do nordeste paraense, em 2017, é resultado de parceria entre Semas e o Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen). O documento, divulgado pela Secretaria Adjunta de Gestão de Recursos Hídricos, informa que todas as praias listadas abaixo, podem ser frequentadas pelos banhistas no carnaval. Segundo as análises, os resultados microbiológicos indicam que a qualidade da água das praias encontra-se em conformidade, com a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que estabelece critérios para balneabilidade.

A praia de Beja, no município de Abaetetuba; as de Vila do Conde e Itupanema, em Barcarena, segundo o boletim, foram consideradas em condições excelentes. As praias do Atalaia, em Salinópolis e a do Caripi, em Barcarena, alcançaram níveis de muito bom. E as praias de Marudá e Crispim, em Marapanim; as da Corvina e Farol Velho, em Salinópolis e a praia de Ajuruteua, em Bragança, estão satisfatórias para o banho.

Por Naiana Gaby Ferraz Monteiro Santos

838 viewsPublicado por: Kleydson Oliveira | em: 24/02/2017
COMENTE:
JP GÁS
baile dos sinais OFICIAL
previous arrow
next arrow