home NOTICIA GERAL-02 205 views # SURF

Douglas Nemes supera locais e vence 2ª Etapa do Circuito Salinense da Aspas em 2017

Praia do Atalaia – Salinópolis/PA

Douglas Nemes achou essa extensa direita para desferir três manobras no crítico e vencer na Open. Foto Denys Sarmanho/ Craud.net

Com séries abrindo no banco de areia em frente a barraca Sun Beach, e ondas variando entre 2 á 4 pés de altura, finalizou neste domingo (22) na praia do Atalaia, em Salinópolis, no Pará, a segunda etapa do Circuito Salinense de Surf da Aspas 2017.

Douglas Nemes, oceanógrafo, vindo do Pontal do Paraná PR, é colaborador da criação do curso de Engenharia Costeira e Oceânica da UFPA Salinópolis, venceu de forma contundente os seus adversários locais com duas ‘morras’ surfadas no crítico, desferiu ‘patadas’ fortes no lip e rasgadas de ‘front-side’ jogando muita água pra cima, para ficar com o título de campeão da etapa.

Rafael Correa, favorito ao título do Circuito, com um surf moderno e avassalador, surfou como uma máquina, e tendo varias ondas boas no descarte, ficou como vice campeão da etapa, e segue na liderança do ASPAS 2017, com a próxima etapa definindo em que mãos vai estacionar a Honda Fan 0 Km.

Rafael Corrêa, Atalaia
Rafael Corrêa, Atalaia
Paulo Rogério, Atalaia
Bruno Soares, Atalaia

Paulo Rogério, outro atleta criado no ‘beach break’ do Atalaia, vindo de recente vitória na Open do ASBOA, de São Luis MA, ficou com o terceiro posto. Mesmo atirando com sua arma letal na bateria decisiva, o ‘air reverse 360º’, precisou de uma onda combinada de varias manobras para galgar mais alto o seu lugar entre os quatro.  Finalizando em quarto lugar ficou o experiente Janilson Mesquita, que apesar de sempre estar bem posicionado e com domínio total da prancha, precisa rever o ataque ao crítico das melhores ondas. Executar arcos curtos e manobras de borda ás vezes inexpressivas, só reduzem o potencial de pontuação no surf atual, porém, é um atleta que pode surpreender em determinados momentos, nesta etapa conseguiu chegar ao pódio final.

A Master é sempre um espetáculo de surf entre tarimbados guerreiros. Sandro Rogério acertou a pisada e apesar de eliminado na Open, venceu o campeão Douglas Nemes, que foi o único a figurar em dois pódios, ficando com o vice da Master. Denys Sarmanho, que apesar de não estar com a mesma prancha de competição usada durante o ano inteiro nas baterias pelo Norte e Nordeste, onde se consagrou campeão ASBOA 2017 antecipado na Kahuna, melhorou o resultado e ficou com a terceira colocação, com Alex Cavalcante de Belém, somando na quarta posição.

Na Junior, o atleta Bruno Soares parece estar mais preparado física e psicologicamente do que seus adversários, manteve liderança na bateria e levou a pontuação máxima da categoria somados ao seu vice da primeira etapa. Em segundo lugar ficou o atleta Junior Menezes, do Farol velho, que surpreendeu atletas mais experientes e obteve sua melhor colocação até o momento no circuito. Deixando o não menos casca grossa Nadson Costa em terceiro, e o viajado Thiaguinho Silva, que fez final este ano no ‘Juventude na Onda’ no Icaraí CE, em quarto lugar.

Gustavo Félix, Farol Velho
Roberto Lobato, Farol Velho

A categoria Iniciante melhorou consideravelmente o seu índice técnico e os garotos fizeram uma apresentação fantástica. Batidas, cut backs e rasgadas foram executados com perfeição pelos pirralhos. Jean Félix é osso duro, já possui segurança no seu surf e fechou a porta logo nos primeiros minutos com boas performances, seguido de seu irmão Gustavo Félix que se superou e ficou em segundo nas frente do favorito Breno Soares, em terceiro, e deixando o talento em ascensão de Roberto Lobato (ainda poderemos ver esse garoto vencer uma etapa na Iniciante) em quarto.

A Feminino contou com a presença de apenas três atletas. Lia D’oliveira venceu com folga, ficando Kelly Slater, em segundo, e Laura Vicuña, em terceiro lugar respectivamente.

Depoimentos sobre o evento:

  • Na minha melhor onda, fiz a linha com uma sequência de manobras fortes, consegui virar a bateria em cima dos três monstros de aéreos. Achei que ficaria em quarto lugar no geral, vi alguns aéreos rolando na bateria, mas minha onda pegou na veia. Estou feliz por ter vencido, faziam sete anos que eu não ganhava uma competição, e a galera é FERA! Quero agradecer a todo mundo. Foi um final de semana maravilhoso ao lado de pessoas fantásticas. Aprendo a surfa com todos eles. O Buguelo é ídolo (lê a onda como ninguém), a geração do Janilson, Paulo Rogério e Rafael Correa é só de aéreos irados! A Mulecada da Junior, Bruno Soares, Felipe Nóbrega, Nadson, Tiaguinho e Gabriel todos arrebentam. E a inspiração do Time: Jean, Gustavo e Breno é fantástica. Parabéns a diretoria por cada suor e dedicação ao evento, que saiu alucinante. Aos mestres da Master que me ajudaram a entender o surf no Atalaia, Ronaldo, Alex, os irmãos Sandro Buguelo, Junior Félix e Sérgio Roberto, e ao Rogério Pingo. Cada dia aprendo um pouco sobre o surf daqui. O surf em Salinas, é o surf da verdadeira essência. Abraço em todos- Comentou Douglas Nemes (campeão da Open).
  • Campeonato com altas ondas, muito obrigado a todos que apoiaram o evento, todos os patrocinadores, a comissão técnica e aos demais envolvidos. A Aspas agradece a todos pela confiança e pelo apoio. Agradeço a Deus pelo vice campeonato, evento top e com atletas de alto nível ‘quebrando’ muito. Estou muito feliz pelo resultado, quero agradecer também ao meu ‘shaper’ Grilo Boards que esta me dando este suporte. Agora vamos para última etapa no Farol Velho, que promete muitas emoções. Deus no comando sempre, buscar fazer o melhor possível e ir atrás do meu objetivo, que é ser campeão do Circuito. – Falou Rafael Corrêa (vice campeão Open).
  • O campeonato foi muito bom, eu realmente esperava a participação de mais atletas mas graças a Deus o campeonato está sendo abençoado com boas ondas. Em todos os nossos campeonatos tivemos ondas excelentes, e isso evita a velha desculpa da data errada. Vamos trabalhar para que no próximo os atletas compareçam em maior número, e que o evento seja muito melhor se Deus quiser. E Deus quer. – Finalizou Leandro Oliveira (Presidente da ASPAS)
Paulo Rogério, Atalaia.
Douglas Nemes, Pontal do Paraná PR

Patrocínio: Grupo SIM- SIMÓVEIS- SIGÊLO- SIPEÇAS- SIMÓVEIS MAGAZINE

Apoio: PMS Prefeitura Municipal de Salinópolis- Setursal- Site Craud.net- Cocada Suprema- TL Representações- Rezende’s Luminárias- Lojas PADANG- Microlins- Sup. São Geraldo- Hotel Solar- Hotel Atalaia INN-Informe Salinas- Xandinha Ereiro Bodyboard- Invert- Dr. Sena- Instituto Manguezal- Salinas Exclusive Resort- Pousada Dunas- Claro- Distribuidora JHS- Vitrine da Moda- Marcell Celular- NillCell- Vereador Márcio da Lemóveis- Vereador Doutor Elenilson.

SURF– Categorias: OPEN- MASTER- JUNIOR- INICIANTE- FEMININO

BODYBOARD– Categorias: OPEN Masculino

Realização: ASPAS- Associação de Surf e Proteção Ambiental de Salinópolis

Premiação da 2ª Etapa: Troféus e kits do 1º ao 4º Lugar

Premiação do Circuito ASPAS 2017                                                                            

Uma (01) Moto Honda Fun 160 cc 0 KM- Cat. Open                                                          Uma (01) Passagem de Avião (ida e volta) para São Paulo SP- Cat. Junior
Uma (01) Prancha de Surf Cat. Feminino                                                                          Uma (01) Prancha de Surf Cat. Master
Uma (01) Bolsa estudos Informática Microlins Iniciante

Por Denys Sarmanho/ Craud.net

Fotos Denys Sarmanho im@ges

Jean Félix, Farol Velho.
Breno Soares, Atalaia

RESULTADO DA 2ª ETAPA DO CIRCUITO ASPAS Outubro/2017
Categoria Open
1º Douglas Nemes Pontal do Paraná PR
2º Rafael Corrêa Atalaia
3º Paulo Rogério Atalaia
4º Janilson Mesquita Atalaia

Master
1º Sandro Rogério Farol Velho
2º Douglas Nemes Pontal do Paraná PR
3º Denys Sarmanho Salinas
4º Alex Cavalcante Belém

Junior
1º Bruno Soares Atalaia
2º Junior Menezes Farol Velho
3º Nadson Costa Atalaia
4º Thiago Silva Atalaia

Iniciante
1º Jean Félix Farol Velho
2º Gustavo Félix Farol Velho
3º Breno Soares Atalaia
4º Roberto Lobato Farol Velho

Feminino
1º Liliane D’Oliveira Salinas
2º Kelly Slater Farol Velho
3º Laura Vicuña Salinas

Bodyboard
1º Lucas Costa Maçarico
2º Matheus Costa Maçarico
3º Yuri Barros Farol Velho
4º Rodrigo Thiago Maçarico

FOTOS E REPORTAGEM DENIS SARMANHO/ CRAUD.NET

 

205 viewsPublicado por: Kleydson Oliveira | em: 24/10/2017
COMENTE:
Arrow
Arrow
Slider
Arrow
Arrow
Slider