home NOTICIA GERAL-02 424 views # Torneio de Pesca

Torneio de Pesca da Vila Galdina terá participação da Emater

Entre os dias 15 a 17 de setembro será relizado o XIII Torneio de Pesca da Vila Galdina – Togaldina, em Salinópolis, na zona do salgado paraense. O evento é organizado pela Associação dos Moradores e Amigos da Galdina (Amavig) e tem como parceira a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que dará apoio na organização e ofertará uma palestra sobre pesca predatória para cerca de 60 participantes, a ser ministrada pelo chefe do escritório local, Paulo Roberto Silvestre Nunes.

A Emater também realizará uma oficina de artesanato, entre os dias 11 e 13, conduzida pela técnica social Teodora Golenhesky Luz da Silva, que orientará os comunitários da Vila Galdina e das Comunidades Paulino e Derrubadinho, na quadra da comunidade

O escritório local da Emater desenvolve atividades de assistência técnica e extensão rural no município para cerca de 300 famílias de pescadores, agricultores, extrativistas e artesãos. O escritório também promove cursos na área ambiental, de produção de artesanato e outras ações que ajudam a garantir renda ao homem do campo, a partir da agricultura familiar.

A Vila da Galdina é uma comunidade habitada por 14 famílias que vivem do extrativismo da pesca, da agricultura familiar – cultivando mandioca, feijão, macaxeira, hortaliças – e da meliponicultura, em menor escala.

“A pesca esportiva ajuda a atrair turistas para a região, daí a necessidade de conscientizá-los para a importância da preservação das espécies usadas nessa prática, assim como do meio ambiente como um todo”, explica, Pedro Paulo dos Santos, o “Pedrinho da Galdina”, relações públicas da Associação.

 

Por Edna Moura

424 viewsPublicado por: Kleydson Oliveira | em: 11/09/2017
COMENTE:
Arrow
Arrow
Slider
Arrow
Arrow
Slider