home NOTICIA GERAL-01 206 views # Musica e Cultura

Salinas vai receber o Painel de Bandas da Funarte

Ao todo, 352 estudantes de música participarão de oficinas de capacitação.

A Fundação Carlos Gomes (FCG), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), realizam de 16 a 18 de novembro, em Salinópolis, no nordeste paraense, o Painel Funarte para Bandas de Música. Ao todo, 352 estudantes de música participarão de oficinas de capacitação para regentes e instrumentistas de sopro e de percussão. Muitos integram as tradicionais bandas de música da região nordeste do Estado.

FOTO: EUNICE PINTO/ AG. PARÁ

As aulas serão ministradas na Escola Municipal Cecília de Nazaré da Fonseca, localizada próximo ao Quartel dos Bombeiros, por professores com grande experiência e atuação musical em Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte. Os participantes vão poder aprimorar os conhecimentos no instrumento que tocam e também em disciplinas como prática de conjunto, música de câmara, percepção musical, arranjos e regência, bem como receber orientações em manutenção básica e reparo de instrumentos.

As oficinas do Painel Funarte de Bandas de Música – 2018 são as seguintes: Flauta, Oboé, Fagote, Clarineta, Flauta Doce, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Bombardino/Tuba, Percussão, Regência de Bandas, Arranjos, Instrumentação (técnicas de escolha de instrumentos em arranjos e composições) e ainda Reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro. Cada curso têm carga horária de 21h e os participantes recebem certificados da Funarte.

Os concertos de encerramento do Painel de Bandas em Salinas serão no sábado à noite (17) e no domingo pela manhã (18), com apresentações musicais dos alunos e professores que participaram das oficinas.

Os professores que ministrarão as aulas em Salinópolis serão: Eduardo Monteiro (RJ), Luis Balieiro (PA), Cristiano Alves (RJ), Enokleson Bezerra (PA), Elizeu Cordeiro (PA) , Darrin C. Milling (SP), Fernando Deddos (RN), Marcos Matos (PA), Dario Sotelo (SP), Marcelo Jardim (RJ), Paulo Aragão (RJ), Natanael dos Santos (PA).

Painel de Bandas – Principal evento de capacitação voltado para bandas de música, criado pela Funarte, em 1976, para atuar em prol do desenvolvimento das bandas de música no Brasil, apoiando, estimulando e preservando a rica tradição dessa linguagem musical. O trabalho já foi realizado em vários municípios paraenses como Salvaterra, Vigia, Pontas de Pedras, Bragança, Castanhal e Paragominas.

Texto: Rosa Cardoso/Governo do Estado

206 viewsPublicado por: Kleydson Oliveira | em: 13/11/2018
COMENTE:
previous arrow
next arrow
Slider