home NOTICIA GERAL-01 281 views # Cultura

Regata dos Pescadores – 58° Edição da Independência

O evento aconteceu no último final de semana, e emocionou quem presenciou e participou do evento organizado pela Colônia de Pescadores Z-29

O dia estava perfeito para uma das mais tradicionais regatas do Pará. Em Salinópolis, o sol forte, o vento constante, a maré cheia e o público formaram no último 14 de Setembro o cenário ideal para a Regata dos Pescadores _58° Edição da Independência. As embarcações tomaram conta do Rio Marumipi no torneio disputado nas categorias 2×2, 3×3, 4×4 e canoa cheia. O evento promovido pela Colônia de Pescadores Z29, foi realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Salinópolis – Prefeito Paulo Henrique Gomes, da Federação dos Pescadores do Estado do Pará, e da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer (SETURSAL) – Júlio Porto Grande e pelo Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Pescadores da própria cidade e de municípios como Maracanã, Algodoal, Marapanim, todos da Região do Salgado, participaram do torneio disputado no principal rio do município.

Este ano, o campeão na categoria 2 X 2 foi o barco Canoa FURA OLHO, Em segundo lugar ficou Canoa POP 3D e na terceira colocação ficou CARAPANECHO.

Na categoria 3 X 3, o barco Canoa ANITA levantou o troféu de vencedor. O segundo colocado foi PANTERA.

O Campeão na categoria 4X4 foi o barco Canoa THALITA, Em segundo lugar ficou com o barco Canoa RISCA FACA e o terceiro colocando foi CRISTAL.

O barco Canoa ESTRELA GUIA foi o campeão da categoria Canoa Cheia. Logo depois chegou o Canoa NACIONAL, seguido de perto por MADONA.

O início da competição segue o horário da maré e, este ano, começou por volta das 10hs-dia. Com as embarcações posicionadas na cabeceira do trecho do rio em frente a Salinópolis, os rojões davam a largada para as baterias de cada categoria. Ao sinal, dos coordenadores do torneio, os barcos enfurnavam suas velas e saíam em corrida até a baliza final, após o cais da cidade, que a esta altura já estava abarrotado de gente. O público esperava ansioso pela chegada de seus barcos favoritos e vibrava com as disputas palmo a palmo que marcaram o final da regata.

Boa parte da torcida não se continha em esperar pelos competidores na borda do cais e embarcava para ver de perto as emoções da disputa desde a largada. O clima entre torcedores e competidores ia muito além de uma disputa esportiva. Era de confraternização por meio de um evento que há muito tempo se tornou uma das principais referências da Região do Salgado.

E as emoções foram até a última baliza da prova, culminando com a festa dos vencedores nos barcos. Durante a cerimônia de premiação, momento de comemoração e alegria. A competição não se rende à tecnologia e continua sendo arbitrada pela perícia e experiência de juízes, fiscais e competidores, como era há mais de meio século.

VEJA AS MELHORES FOTOS 58ª REGATA ABAIXO:

281 viewsPublicado por: Kleydson Oliveira | em: 21/09/2018
COMENTE:
previous arrow
next arrow
Slider