home NOTICIA GERAL-02 422 views # Política

Deputadas destacam conquistas com o crescimento da bancada feminina

Faltando poucos dias para o dia 08 de março, dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, deputadas usaram a tribuna nesta quarta- feira (04.03), para destacar os avanços em políticas públicas que a bancada feminina da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) conseguiu para a população feminina.  

A deputada Cilene Couto foi a primeira a se pronunciar. Em seu discurso, destacou a criação da Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo Estadual e a representatividade significativa da presença feminina no Parlamento Paraense, que conta atualmente com dez deputadas. Na gestão anterior eram apenas 3 deputadas.    

“Ter uma Procuradoria da Mulher na Alepa é um avanço e representa conquistas para o público feminino. Então, acredito que hoje a mulher está bem representada nesta Casa de Leis através dessas políticas que reforçam as garantias de direitos e de justiça”, ressaltou.

 

Foto: PC Carvalho

Cilene Couto aproveitou para convidar as mulheres para participarem da caminhada que acontece no próximo domingo (08), em Belém, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), com apoio da Procuradoria da Mulher e Bancada Feminina, em alusão ao  Dia Internacional da Mulher.    

“Convoco as mulheres para estarem juntas durante a caminhada no próximo domingo em alusão ao Dia da Mulher e também para participarem da programação que acontecerá ao longo do mês para debatermos, compartilharmos e construirmos novas estratégias para continuarmos lutando em prol dos nossos objetivos”, concluiu.

A Procuradoria da Mulher tem status de órgão institucional permanente dentro da Assembleia Legislativa do Pará e será constituída através de uma Procuradora Especial da Mulher e de uma Procuradora Adjunta, designadas pela Mesa Diretora para o mandato de dois anos.

A deputada Marinor Brito também reforçou a importância dos movimentos de mulheres irem às ruas para reivindicarem seus direitos.   

“Destaco a jornada de lutas que vai acontecer neste domingo em Belém. Será uma grande manifestação de mulheres paraenses, juntando setores diversificados, especialmente em defesa dos direitos fundamentais das mulheres brasileiras e paraenses. Neste Ato, muitas jornalistas estarão presentes em repúdio à atitude violenta e grotesca que o presidente Bolsonaro tem sintetizado sobre o entendimento que ele tem da mulher na sociedade, agredindo jornalistas brasileiras, retirando direitos conquistados”, disse.

 

Foto: PC Carvalho

A deputada Paula Gomes chamou a atenção para a violência contra a mulher.

“A violência contra a mulher ainda é alarmante na nossa sociedade, e cada vez mais  precisamos não só discutir o assunto sobre mulheres, mas chamar atenção para este debate, além de incluir na pauta de discussão homens, crianças e adolescentes para que tenham consciência sobre gravidade do problema, e diminuir cada vez mais os índices que a gente vem acompanhando contra a mulher”, finalizou.  

 

Deputada Paula Gomes, Foto: Baltazar Costa

Programação  

Caminhada do Dia Internacional da Mulher  

Tema: “Mulheres na Política: por uma democracia paritária”    

Local:  Escadinha da Estação das Docas

Horário: 08 de Março (domingo)   

422 viewsPublicado por: Kleydson Oliveira | em: 06/03/2020
COMENTE:
previous arrow
next arrow
Slider
previous arrow
next arrow
Slider